Um Vírus/Malware é um programa (um pedaço de código executável) que tem a capacidade de se replicar; os vírus/malware podem-se anexar-se praticamente a qualquer tipo de arquivo executável e são distribuídos como arquivos que são copiados e enviados de indivíduo para indivíduo.

Para além da replicação, alguns vírus/malware partilham outro ponto em comum: uma rotina de danos que são as ações executadas pelo vírus/malware; embora algumas ações possam exibir apenas mensagens ou imagens, algumas também podem destruir arquivos, reformatar o disco rígido, ou causar outros danos nos dispositivos.

Malware: O Malware é um programa (código executável) projetado para se infiltrar, ou danificar um dispositivo, sem o consentimento informado do proprietário. O Ransomware é um tipo de malware que encripta as pastas e arquivos, impedindo o acesso legitimo aos arquivos; podendo também dar acesso não autorizado aos invasores, ou podendo permitir que eles usem os recursos do sistema, bloquear e impedir o seu acesso.

Trojans: Um Trojan é um programa malicioso que se disfarça como uma aplicação inofensiva; ao contrário do vírus/malware, os Cavalos de Troia (Trojans) não se replicam, mas podem ser igualmente destrutivos. Uma aplicação que afirma livrar o seu dispositivo de vírus/malware quando na verdade introduz vírus/malware em seu dispositivo, é um exemplo de um Trojan.

Worms: Um worm é um programa independente (ou um conjunto de programas) capaz de espalhar cópias funcionais de si mesmo, ou dos seus segmentos, para outros dispositivos. A propagação geralmente ocorre por meio de conexões de rede, ou anexos de e-mail; ao contrário dos vírus/malwares, os worms não precisam se anexar a programas (código executável).

Backdoors: Uma backdoor é um método de contornar a autenticação normal, permitindo o acesso remoto, a um dispositivo e/ou obter acesso a informações, enquanto tenta permanecer indetetável.

Rootkit: Um rootkit é um conjunto de programas, projetados para corromper o controle legítimo de um sistema operativo, pelos seus utilizadores; normalmente, um rootkit ocultará sua instalação e tentará impedir a sua remoção, por meio de uma subversão da segurança padrão do sistema onde foi instalado.

Vírus de Macro: Os vírus de macro são específicos de determinadas aplicações (com capacidade de macro) e residem nos arquivos das aplicações, como o Microsoft Word (.doc), Microsoft Excel (.xls) e Microsoft PowerPoint (.ppt). Os vírus de macro viajam entre os arquivos de dados das aplicações e podem eventualmente infetar centenas de arquivos, de forma implacável.

Data da última atualização: 27 de Maio de 2022